Manejo de plantas indesejáveis


Para manejar as plantas indesejáveis e evitar, assim sua interferência em atividades do ser humano deve utilizar métodos diretos de controle, métodos que matam ou impedem a germinação ou o desenvolvimento das plantas indesejadas, como os métodos de controle cultural, mecânico, físico, biológico e químico.


Deve também pensar em métodos que impeçam a proliferação das espécies presentes na área ou mesmo a entrada de novas espécies, através do manejo preventivo, que na verdade, não é essencialmente um método de controle, mas pode prevenir a proliferação das plantas indesejadas em determinada área.


O primeiro método que vou falar, é o método mais clássico de todos, o controle mecânico. O método de controle mecânico baseia-se no uso de algum instrumento que arranque ou corte as plantas indesejadas. Dentro do método de controle mecânico existem diversas práticas de controle mecânico, destacando, a monda, capina, roçada e o cultivo do solo.


O método de controle cultural baseia-se no uso do manejo da própria cultura para controlar as plantas indesejadas. Dentro do método de controle cultural existem diversas práticas de controle cultural, destacando o uso de cultivares mais competitivas, o uso de espaçamento mais estreito, o uso de densidade de plantio mais alta, o uso de sistemas de cultivos distintos, o uso de cobertura verde e o uso de rotação de culturas.


O método de controle físico é uma técnica que usa uma prática que exerça influência física sobre as plantas indesejadas. Dentro do método de controle físico existem diversas práticas de controle físico, destacando, a inundação, o fogo, a cobertura morta, a solarização e o controle térmico.


O método de controle biológico baseia-se no uso de inimigos naturais como por exemplo fungos, insetos, bactérias, vírus, aves e peixes, capazes de reduzir as populações de plantas indesejadas e, assim, sua capacidade de competir com as culturas agrícolas. Normalmente, busca-se o equilíbrio populacional entre o inimigo natural e a planta indesejada hospedeira. O controle biológico é dividido em três estratégias, sendo a inoculativa, a inundativa e a aumentativa.


O método de controle químico baseia-se no uso de produtos químicos, que chamamos de herbicidas, para controlar ou erradicar a população das plantas indesejadas. Dentro do método de controle químico existem diversos tipos de pulverizadores como, pulverizador costal, pulverizador tratorizado com mangueiras e pistola de pulverização, pulverizador tratorizado com barras e pulverizadores aéreos, tanto aviões quanto drones.


Até nosso próximo POST!!!

Compartilhe com seus amigos essas informações. 😀🌱 #OAGRONÃOPARA

E lembra! Se você quiser se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem, você precisa conhecer nosso curso.

CLICANDO AQUI





#Manejodeplantasindesejáveis #comocontrolarplantasdaninhas #plantasdaninhas #Comofazerocontroledeplantasdaninhasnasoja #plantas #comoplantarmilho #plantiodiretodomilho #fundamentosdosistemadeplantiodireto #planejamento #plantiodemilho #funçõesdomagnésionaplanta #fisiologiadaplanta #comoplantar #plantações #plantio #plantiodireto #cálcionasplantas #planta #analisedosoloparaplantio #Funçõesdocálcionasplantas #irrigaçãonaagricultura #Qualadiferençaentreaureiaagricolaeaureia #ureiaagricola #agricultor #inoculaçãonasoja #CursodeagriculturaOnlinecomofazer #agricultural #agriconline #cursodeagricultura

0 visualização

AgricOnline

Avenida João Paulo II, Vila Lenira, Colatina -ES

 atendimento@agriconline.com.br

CNPJ: 32.106.995/0001-66