Saiba como fazer a colheita de forma correta na soja


Hoje vamos falar sobre colheita e pós colheita na cultura da soja

As técnicas de colheita de soja dependem, entre outros, do nível de mecanização da propriedade agrícola que, por sua vez, está relacionada ao tamanho da mesma. Durante séculos, a soja foi e é colhida no Extremo Oriente por pequenos produtores que cortam e arrancam as plantas à mão, transportando-as, posteriormente, a um lugar onde se concentram os trabalhos de trilha e beneficiamento.

A elevada população recomendada para um rendimento ótimo de grãos – em torno de 300 mil plantas por hectare, a boa fixação da planta no solo na fase de maturação das sementes, o talo grosso e fibroso e a deiscência (queda) dos grãos fazem com que a colheita manual seja uma atividade desgastante para o homem e de risco para a produção.

Por sua vez, a colheita semimecanizada é realizada por máquinas especialmente construídas para cortar e juntar as plantas em fileiras, deixando-as prontas para o recolhimento e para a trilha por outros equipamentos, tão logo as vagens estejam suficientemente secas para se abrirem.

As modalidades de trilha variam de uma região a outra: manualmente, pelo manuseio de peças que, pelo atrito com as plantas, fazem com que as vagens se abram e as sementes sejam liberadas; e mecanicamente, por meio de trilhadoras estacionárias de diversos tipos e tamanhos.

Neste caso, as máquinas devem ser cuidadosamente ajustadas para minimizar os danos latentes ou invisíveis e as quebras, rupturas, trincas, etc., dos grãos. Por fim, a colheita mecanizada da soja é realizada por equipamentos autopropelidos que na atualidade realizam, ao mesmo tempo, as operações de corte, recolhimento, trilha, separação, limpeza e armazenamento do produto.

É necessário assegurar o cuidado na pós colheita da soja para garantir a qualidade da matéria-prima ao longo do ano. Os grãos de soja colhidos são utilizados em variados setores agroindustriais do Brasil e demandam armazenamento adequado para garantir a disponibilidade de matéria prima de qualidade na entressafra.

Entretanto, existem problemas no armazenamento que reduzem a qualidade da soja e impossibilitam a sua utilização, devido à formação de grãos mofados, fermentados, germinados e/ou queimados. Além de apresentarem riscos para o consumo humano e animal, por conta da produção de micotoxinas, dificultam também o processo industrial, reduzindo a qualidade da matéria prima e apresentando menor rendimento.


Fatores como temperatura, umidade dos grãos, umidade relativa do ar, atmosfera de armazenamento, teor de impurezas, teor de grãos quebrados, presença de micro-organismos, insetos, ácaros e tempo de armazenamento podem provocar perdas qualitativas e quantitativas dos grãos de soja.

Bom espero que você tenha entendido a importância da colheita e pós colheita na cultura da soja.


E lembra! Se você quiser se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem, você precisa conhecer nosso curso.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS



#Comofazeracolheitadeformacorretanasoja #SOJA #irrigarasoja #Irrigaçãoparaaculturadasoja #COLHEITADASOJA #AGRO #agropecuária #agronomos #canalagro #agronomia #16agrotóxicosparautilizaçãoindustrial #agronegocio #cursosagropecuários #mestradoagronomia #agronomo #irrigaçãonaagricultura #Qualadiferençaentreaureiaagricolaeaureia #ureiaagricola #agricultor #CursodeagriculturaOnlinecomofazer #agriconline #agricultural

0 visualização

AgricOnline

Avenida João Paulo II, Vila Lenira, Colatina -ES

 atendimento@agriconline.com.br

CNPJ: 32.106.995/0001-66