Você sabe o que é capacidade de campo e ponto de murcha permanente?


Hoje, vamos falar sobre a Capacidade de campo e o ponto de murcha permanente, preste muito atenção nessa definição:

A capacidade de campo é a quantidade de água retida pelo solo depois que o excesso tenha sido drenado e a taxa de movimento descendente tenha decrescido acentuadamente, Repetindo: quantidade de água retida pelo solo depois que o excesso tenha sido drenado e a taxa de movimento descendente tenha decrescido acentuadamente, o que geralmente ocorre dois a três dias depois de uma chuva ou irrigação dependendo do tipo de solo, como se eu dissesse: “quantidade de água que ficou no solo e vai estar disponível para as plantas”.

Essa definição mostra claramente que a capacidade de campo (CC) se refere a um comportamento dinâmico do perfil do solo no que diz respeito à distribuição de água e não a uma característica particular.


A gente sabe que a água utilizada pelas plantas é retida por forças variáveis e sua utilização depende e corresponde a determinadas pressões de extração e sucção.

Se uma planta se desenvolve num solo que não está recebendo água desde um certo tempo, ela começa a murchar nas primeiras horas quentes do dia, mas recobra sua turgescência, ou seja fica ereta novamente durante a noite;

Porém, se a escassez de água continua, ou seja, se o solo continua seco a planta pode murchar pra sempre, porque sua força de sucção não é mais suficiente para extrair água do solo, ela transpira mas não repõe a água. Essa força de sucção nós chamamos de ponto de murcha permanente, que é representada pela sigla (PMP). O ponto de murcha permanente, junto com a capacidade de campo, é uma importante informação da umidade do solo relacionada com a prática de irrigação.

Então, é fundamental o conhecimento técnico da capacidade de campo e do ponto de murcha permanente para você poder fazer um melhor planejamento e execução de trabalhos de irrigação.

A determinação adequada da capacidade de campo é fundamental para fazer o manejo correto das culturas agrícolas, principalmente em áreas irrigadas, e para a otimização de manejos de solo e da irrigação, para poder maximizar a eficiência de uso da água pelas plantas.

É muito importante ressaltar que a maioria dos produtores hoje no Brasil, ainda não usam dessas informações para potencializar a produtividade e fazer a irrigação da forma correta, pode parecer um pouco abstrato, mas quando formos falar de projetos de irrigação, você vai ver que essas informações são muito importantes e você vai usar para ter o maior aproveitamento de água possível.

Por mais que pareça complicado quando falamos em “cálculos de irrigação”, projetos etc. Você vai ver que o intuito dessas informações é: repor a água que as plantas consumiram, complementar a quantidade de água que a chuva não conseguiu disponibilizar, fazer com que eu tenha água disponível no solo para as plantas, tanto no sentido de manter a transpiração das plantas quanto no processo de fertilidade do solo, porque como você já sabe, a planta vai absorver os nutrientes principalmente através da solução do solo, e pra isso, precisamos de umidade no solo, e a Capacidade de campo é um parâmetro essencial para medirmos essa quantidade.

Bom, espero que você tenha conseguido entender o que é a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente.


E lembra! Se você quiser se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem, você precisa conhecer nosso curso. CLICANDO AQUI




#Capacidadedecampoepontodemurchapermanente #capacidadedecampo #pontodemurcha #soloseco #Qualadiferençaentreaureiaagricolaeaureia #ureiaagricola #agricultor #CursodeagriculturaOnlinecomofazer #agriconline #agricultural #cursodeagricultura #agricultura #cursosagricolas #noticiasagricolas #AdjuvanteseSurfactantesparaagricultura #agronomos #canalagro #agronomia #agronegocio #cursosagropecuários #mestradoagronomia #agronomo #agrotóxico

0 visualização

AgricOnline

Avenida João Paulo II, Vila Lenira, Colatina -ES

 atendimento@agriconline.com.br

CNPJ: 32.106.995/0001-66