Você sabe como o alumínio afeta a fertilidade do solo?


O alumínio em solos ácidos é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas, o que torna ele um fator limitante ao crescimento das plantas.

O sintoma mais evidente do efeito nocivo dos níveis tóxicos de alumínio é a redução no crescimento radicular de plantas sensíveis, o que impede a planta de obter água e nutrientes em profundidade pelo seu enraizamento superficial.


Toxides de alumínio na soja



O Alumínio é o metal mais abundante no solo, uma vez que a maior parte dos minerais primários e secundários das rochas formados pela ação do intemperismo são aluminosilicatos que quando decompostos pela água carregada de gás carbônico liberam o alumínio na forma trocável (Al3+).


Trata-se de um elemento anfótero que pode atuar como cátion em meio ácido e como ânion em meio básico, sendo o pH o principal fator que controla a sua disponibilidade no solo.

A solubilidade do alumínio, aumenta em pH abaixo de 5,5 e acima de 7,5, esta acidez compreende situações de toxicidade iônica como excesso de alumínio e às vezes manganês, além de limitações nutricionais, por conta da carência de cálcio e magnésio, junto com à baixa disponibilidade de fósforo (P) para as plantas.


A lixiviação vai retirar elementos químicos do solo em especial cálcio e magnésio através da água de percolação que vai substituir as bases por hidrogênio e alumínio, o que vai aumentar ainda mais a acidificação.


Uma alternativa para contornar esse problema é a correção da acidez pela aplicação de calcário na parte arável do solo. Essa prática por sua vez não é considerada muito efetiva por não corrigir a acidez do subsolo, a alternativa mais correta será a gessagem. Caso você queira ler mais sobre gessagem CLIQUE AQUI




Bom, espero que você tenha entendido como o alumínio pode ser prejudicial as nossas culturas.




Quer se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem? CLIQUE AQUI













#alumínio #alumínioNOSOLO #FERTILIDADEDOSOLO #AGRICONLIN #noticiasagricolas #agricultura #cursodeagricultura #agricultural #AdjuvanteseSurfactantesparaagricultura #agriconline #CursodeagriculturaOnlinecomofazer #agricultor #cursosagropecuáriosonline #agro #cursodeagronomia #agrotóxico #mestradoagronomia #cursosagropecuários #agronegocio #agronomia #canalagro #agronomo #agronomos

0 visualização

AgricOnline

Avenida João Paulo II, Vila Lenira, Colatina -ES

 atendimento@agriconline.com.br

CNPJ: 32.106.995/0001-66