Conheça os adubos fosfatados que você pode utilizar na fertirrigação

July 14, 2020

O fósforo, que é absorvido principalmente na forma de ácido fosfórico, H2P04- caracteriza-se por apresentar baixa mobilidade no solo, devido à alta capacidade de adsorção pelos colóides minerais. 

 


Assim, com o crescimento da utilização dos métodos de irrigação localizada, a aplicação de fósforo ao solo, que normalmente era bem localizada, na forma de fosfatos solúveis ou parcialmente solúveis como os superfosfatos e termofosfatos, passou a ser realizada via fertirrigação, na forma de ácido fosfórico, MAP e DAP, e mais recentemente, como MKP (mono fosfato de potássio) e, fosfato de amônio e fosfato de uréia .


Os dois últimos fertilizantes são disponibilizados na forma líquida e apresentam como características comuns, alta solubilidade e elevada acidez. 


O ácido fosfórico também é um fertilizante apresentado na forma líquida, possui de 460 a 760 g de P205 por litro, densidade 1,68 g/ mL, solubilidade 457 g/L e pH 2,3.


Existem no mercado outros fertilizantes fluidos em forma de suspensão coloidal, o (10-30-00) e misturas em suspensão. Como o  (3-15- 10), mas apresentam custos mais elevados do que as fontes convencionais. 
Na forma líquida são encontrados o MAP + DAP (240 g de P20/L), MAP + nitrato de amônio + cloreto de potássio (100 g L de P2 05 /L) e o MAP + uréia (125 g de P2 05 /L).


Os fertilizantes que contêm fósforo (P) podem provocar entupimentos dos emissores nos sistemas de irrigação localizada, devido à incompatibilidade do fósforo com sais de cálcio (Ca) e de magnésio (Mg), quando estes estão presentes na água de irrigação. Assim, deve-se atentar para a composição das misturas de fertilizantes e, também, para a qualidade da água de irrigação.


Quando se aplicam fontes de fósforo via fertirrigação, existe um alto risco de precipitação de fosfatos, como fosfato tricálcico, se as águas contiverem Ca e o pH for superior a 6,5. Portanto, deve haver critério na escolha da fonte e sua concentração na água de irrigação.


A irrigação por gotejamento pode aumentar o movimento de P no solo de 5 a 10 vezes se comparado à aplicação na forma sólida. O movimento é maior desta forma porque uma maior concentração, em uma faixa estreita do solo, satura os sítios de fixação próximos ao ponto de aplicação do fertilizante. O movimento de P no solo aumenta com a sua taxa de aplicação e também com o raio de molhamento.

 

E lembra! Se você quiser se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem, você precisa conhecer nosso curso. CLICANDO AQUI

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Importância do Nitrogênio para cultura do café

August 7, 2020

Saiba como produzir um adubo fluído orgânico

August 5, 2020

O que devo saber antes de plantar o maracujá?

July 21, 2020

1/1
Please reload

Tags