Passo a passo para recuperação da sua pastagem

July 1, 2020

A recuperação de uma pastagem caracteriza-se pelo restabelecimento da produção de forragem mantendo-se a mesma espécie ou cultivar. Já a renovação consiste no restabelecimento da produção da forragem com a introdução de uma nova espécie ou cultivar, em substituição àquela que está degradada.

 

 

Para definir quais opções ou alternativas de recuperação ou renovação de pastagens serão utilizadas em cada propriedade é indispensável que se realize um diagnostico com informações sobre a região, propriedade e as pastagens a serem trabalhadas.

 

O diagnóstico engloba os sistemas de produção predominantes na região, mercados a serem atingidos, o sistema de produção da fazenda e entre outros aspectos. São determinados os índices zootécnicos, como lotação animal, natalidade, mortalidade.

 

Nas áreas a serem recuperadas ou renovadas, e também feito um levantamento detalhado das condições das pastagens, tais como: histórico da área, análise do solo, declividade do terreno, condições de conservação do solo, estádio de vigor e cobertura da pastagem, presença de invasoras, entre outras condições. Em função do diagnóstico decide-se por recuperação ou renovação, bem como que operações mecânicas, quantidades de insumos e manejo será adotado. Estas ações objetivam o restabelecimento da produção de biomassa das plantas em um período de tempo determinado, com custos viáveis para o produtor, visando uma maior persistência da pastagem.

 

A recuperação ou renovação pode ser efetuada de forma direta ou indireta. Define-se como forma direta quando no processo utilizam-se apenas práticas mecânicas, químicas e agronômicas, sem cultivos com pastagens anuais ou culturas anuais de grãos. O uso intermediário de lavouras ou de pastagens anuais caracteriza a forma indireta de recuperação ou renovação de pastagens.

 

Dentro da recuperação direta, temos a recuperação direta sem destruição da vegetação, com destruição parcial da vegetação e com a destruição total da vegetação. Já a recuperação indireta, temos somente a recuperação indireta com destruição total da vegetação e uso de pastagem anual ou agricultura. Agora, na renovação, como já foi dito, também temos a renovação direta e indireta, porem a renovação indireta é mais utilizada por dar mais segurança a maioria dos casos para renovação da pastagem, quando o estágio de degradação da pastagem é muito avançado.

 

Até nosso próximo post!

 

Se você tem interesse em se especializar nessa área, conheça nosso curso de pastagem, nele você vai aprender desde do ecossistema da pastagem até os manejos necessários para esta pratica.

 

CLIQUE AQUI

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Preparo do solo ideal para cana-de-açúcar

July 9, 2020

Como fazer o Pastejo Rotacionado - Passo a passo

July 6, 2020

Importância da Correção do solo e adubação para cultura da cana

July 2, 2020

1/1
Please reload

Tags