Conheça a importância da solubilidade dos fertilizantes para fertirrigação

May 11, 2020

Os fertilizantes utilizados em fertirrigação devem apresentar alta solubilidade, tanto para não causar entupimento nos emissores, quanto para garantir a concentração da solução.


Dois fatores interferem na solubilidade dos fertilizantes: a temperatura da água e a pureza do fertilizante. A temperatura da água deve estar em torno de 20°C. 


Em temperaturas mais baixas, principalmente no inverno, menor quantidade do fertilizante será solubilizada.


Para fertilizantes de baixa solubilidade, a exemplo do bórax, recomenda-se aquecer a água, fazendo-se a mistura posteriormente.


O grau de pureza do fertilizante é importante para a solubilidade do mesmo. Fertilizantes que contêm condicionadores, óleo ou parafina, argilas e outras impurezas, como o óxido de ferro no cloreto de potássio vermelho, têm sua solubilidade reduzida e devem ser evitados na fertirrigação.


Alguns problemas de salinidade podem surgir em razão do manejo inadequado do fertilizante, da quantidade aplicada e da escolha do mesmo, e da qualidade da água de irrigação. 


Nas regiões áridas, em razão da baixa lixiviação dos sais no solo, os níveis destes tornam-se mais elevados do que nas regiões chuvosas, devendo-se ter cuidado para não ocorrer salinização dos solos. 


Vale lembrar que, à medida que os sais se acumulam no solo, maior dificuldade apresentam as raízes em absorver água. Existe tolerância diferenciada a sais entre as plantas; no entanto, grande parte das fruteiras é bastante sensível.


O efeito no pH do solo pode ser observado por meio do caráter ácido ou básico dos fertilizantes. 
Isto se deve à própria natureza química dos componentes, capazes de doarem ou receberem prótons, ou à reações secundárias, que ocorrem com os produtos de dissociação dos mesmos no solo e com absorção de íons pelas raízes das plantas. 


Acidificação dos fertilizantes: O emprego de fontes que tenham caráter ácido, no caso dos nitrogenados (Tabela 1), principalmente em fertirrigação por gotejamento, onde o fertilizante se encontra em zona restrita de solo molhado, gera um efeito de acidificação mais intenso e pode promover a redução do pH em um único ciclo da cultura.


O poder de corrosão dos fertilizantes é variável e pode afetar os equipamentos de fertirrigação. Equipamentos de alumínio sofrem maior ação de soluções alcalinas, bem como do ácido fosfórico. Por outro lado, o aço inoxidável não é atacado.


Os materiais plásticos são mais resistentes que os metais. 


A uréia é o fertilizante nitrogenado menos corrosivo. A lavagem do sistema de irrigação com água pura, por aproximadamente 30 minutos, minimiza os riscos de corrosão.

 

Bom, vamos então analisar a tabela de corrosão relativa dos fertilizantes

 

E lembra! Se você quiser se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem, você precisa conhecer nosso curso.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Preparo do solo ideal para cana-de-açúcar

July 9, 2020

Como fazer o Pastejo Rotacionado - Passo a passo

July 6, 2020

Importância da Correção do solo e adubação para cultura da cana

July 2, 2020

1/1
Please reload

Tags