Como escolher o calcário correto para a calagem?

March 13, 2020

Você sabe como escolher o calcário correto para sua calagem?

Vamos lá, na hora de escolher o calcário correto para sua calagem, você precisará levar em considerações alguns critérios, como PRNT e também a quantidade de magnésio.


Primeiro o PRNT, que é o Poder relativo de neutralização total, como o próprio nome diz, esse fator indica o “poder” que esse calcário tem de fazer a neutralização, o PRNT é medido em porcentagem, e vai indicar fatores como a granulometria do insumo.


Em síntese, quanto maior o PRNT, maior vai ser a velocidade com que esse calcário vai reagir no solo, enquanto calcários com PRNT menores vão precisar de um tempo maior para que consigam efetuar a correção.

 

No geral, quando feito da forma correta, o calcário consegue iniciar sua correção com o tempo de 45 a 90 dias, e essa atividade continua com o passar do tempo.


Outro ponto importante que devemos levar em consideração, é a quantidade de magnésio que tem no calcário.Pois pensa comigo, se o Mg é um nutriente importante paras plantas, e em algum momento eu terei que colocar esse nutriente no solo, por que não aproveitar a calagem e fazer isso de uma vez?


Mas antes de falar como você vai fazer isso, vamos entender melhor como os calcários trazem a informação de magnésio no insumo.


Até um tempo atrás, nós classificávamos o calcário em calcítico, magnesiano e dolomítico. Calcítico eram aqueles que continham menos que 5% de Mg na sua composição, magnesianos eram aqueles continham entre 5% a 12% de Mg, e dolomítico aqueles que continham mais de 12% na composição. 


E apesar de muitas pessoas usarem essas nomenclaturas, elas tem sido excluídas da nossa literatura, mas os calcários continuam o mesmo.


Mas no geral, como escolher o calcário correto quanto ao nível de Mg?


É bem simples, primeiro verifique na sua análise de solo como estão os teores de Mg e a partir daí faça a relação.


Por exemplo, se os teores de Mg estão baixos, então você deve usar um calcário com mais de 12% de Mg, se os teores de Mg estão médios, você utiliza um calcário que contenha entre 5% a 12% de Mg, e se o Mg já está alto na sua análise de solo, basta utilizar um calcário que tenha menos de 12% de Mg, assim você consegue manter o nível adequado de Mg no solo.


Bom, além disso, é muito importante verificar também a relação Ca/Mg, que no geral deve estar em torno de 4/1, mas em outra aula eu vou te ensinar melhor como fazer para manter essa relação.

 

Quer se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem? CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Preparo do solo ideal para cana-de-açúcar

July 9, 2020

Como fazer o Pastejo Rotacionado - Passo a passo

July 6, 2020

Importância da Correção do solo e adubação para cultura da cana

July 2, 2020

1/1
Please reload

Tags