AgricOnline

Rua Projetada, 470 – segundo andar –Rio Bananal / ES.

 atendimento@agriconline.com.br

CNPJ: 32.106.995/0001-66

O que a comunidade agronômica diz sobre o calcário líquido

IAC não recomenda uso calcário líquido para corrigir acidez do solo


Este texto tem a função de ALERTAR E INFORMAR sobre aspectos que envolve uma correção do solo no Paraná que tem solos, em sua maioria, ácidos. Informações e recomendações sobre a eficiência do “calcário líquido” são descabidas, desrespeitosas com a ciência e irresponsáveis.


O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, vem a público comunicar que, com base em resultados de pesquisas científicas, não aprova ouso de fertilizantes minerais fluidos, que vêm sendo comercializados como “calcário líquido”, visando à correção da acidez do solo. O IAC não autoriza a associação de seu nome com qualquer recomendação de correção de acidez do solo por meio de fertilizantes minerais fluidos (“calcário líquido”).

 

O IAC somente recomenda o uso de materiais corretivos de acidez que atendam às exigências legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contidas na Instrução Normativa Nº 35/2006. O Instituto trabalha há muitos anos no desenvolvimento de recomendações de adubação e calagem.


Essas recomendações são permanentemente atualizadas em função da evolução das práticas de manejo do solo e das culturas estudadas. Além de trabalhos em laboratório, para elaborar estas recomendações são realizados muitos ensaios em campo, sob diferentes condições edafoclimáticas e sistemas de manejo.

 

Dúvidas em relação ao uso de fertilizantes minerais fluidos devem ser endereçadas ao Centro de Solos e Recursos Ambientais do IAC, pelo e-mail solos@iac.sp.gov.br, ou para Instituto Agronômico, Centro de Solos e Recursos Ambientais, Caixa Postal 28, CEP: 13012-970 Campinas, SP.
 

Quer se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem? CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

INHAME: DO PLANTIO À COLHEITA

October 11, 2019

Pêssego: do plantio à colheita

October 9, 2019

"Fertilizantes: a maior inovação da humanidade"

October 4, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload