Você sabe o que são os fertilizantes organominerais?

June 21, 2019

Entenda por que os fertilizantes organominerais melhoram a produtividade

 

 

 

Os fertilizantes organominerais são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais. Nessa composição, a parte orgânica pode ser obtida a partir de fontes como dejetos processados de aves e suínos – mais conhecida como cama de frango – ou pelo uso da turfa, um material rico em nutrientes – principalmente carbono – extraído de solos com alta umidade.  A turfa – que é utilizada na composição dos produtos Redi – é formada por restos de vegetais decompostos por bactérias ou enzimas. Já os minerais são fabricados industrialmente e acrescentados à matéria-prima orgânica.

 

Vantagens dos fertilizantes organominerais

 

A matéria orgânica presente nos fertilizantes organominerais é importante para melhorar a fertilidade do solo e suas propriedades físicas, pois eleva a capacidade de retenção de água; promove a redução da densidade aparente do solo e o aumento da porosidade total do solo; forma agregados capazes de reduzir a erosão e aumentar a capacidade de absorção do solo; e aumenta a capacidade de troca catiônica, pela ação de micelas húmicas coloidais e com atividade superior às argilas.

 

Diego Henriques Santos, engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP), confirma que a matéria orgânica aumenta os teores de nitrogênio, fósforo e enxofre a partir de sua decomposição e da mineralização. Além disso, ela reduz a fixação do fósforo pelos óxidos de ferro e alumínio, bloqueando os sítios de fixação com os radicais orgânicos. Essa matéria possui, ainda, efeito quelante sobre o ferro, o manganês, o zinco e o cobre, além de aumentar a população de micro-organismos benéficos ao solo e às plantas.

 

De maneira geral, em função da matéria orgânica presente em sua composição, Diego Henriques informa que o fertilizante organomineral é facilmente absorvido pelas plantas por meio de raízes, caule e folhas, ativando o metabolismo e melhorando a fotossíntese e outros processos fisiológicos. “Com isso, as plantas resistem melhor às pragas e doenças, além de apresentarem maior vigor na brotação e produtividade elevada”, acrescenta.

 

Investimento

 

Os fertilizantes organominerais proporcionam sustentabilidade na produção agrícola por levar à redução, em até 20%, do uso de fertilizantes químicos, por potencializar a ação microbiana e disponibilizar mais nutrientes no solo.

 

Diversos estudos apontam que o rendimento do fertilizante organomineral é superior se comparado aos produtos minerais, normalmente utilizados pelos produtores, pois os nutrientes contidos nestes são aproveitados em pequenas proporções pelas culturas em geral.

 

Logo, o restante desses elementos perdidos por lixiviação é absorvido por micro-organismos ou insolubilizados no solo, enquanto os que estão presentes nos fertilizantes organominerais possuem taxas de aproveitamento muito superiores.

 

Quer se tornar um especialista em interpretação de análise de solos e recomendação de adubação, calagem e gessagem? CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Preparo do solo ideal para cana-de-açúcar

July 9, 2020

Como fazer o Pastejo Rotacionado - Passo a passo

July 6, 2020

Importância da Correção do solo e adubação para cultura da cana

July 2, 2020

1/1
Please reload

Tags